quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

11º Aniversário da comissão no salgado,uma benção de Deus onde teve duas pessoas se entregrão pra cristo renovo e muitas benção de Deus.
A CONTENDA E SEUS DESASTRES "E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa, por isso chamou o seu nome Eseque, porque contenderam com ele. Então, cavaram um outro poço e também porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Sitna. E partiu dali e cavou um outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra." Gn 26.20-22 Vemos neste texto que a contenda provoca inimizade, e aqueles que permanecem fiéis à Deus e não se envolvem em contendas serão abençoados. Para nossa melhor compreensão, vamos analisar alguns detalhes de Gn 26.20-22: * SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS. ESEQUE-contenda SITNA-inimigo, inimizade. Sitna é uma palavra hebraica que deu origem ao nome "Satanás", literalmente; adversário. REOBOTE-alargamento e prosperidade. *EXEMPLO DE CONTENDAS 1º pastore de gado. Gn 13.07 2º Labão e Jacó. Gn. 31.36 3º dois hebreus. Ex.2.13 4º Paulo e Barnabé. At. 15.39 5º Os coríntios. I cor.1.11 * A CAUSA DAS CONTENDAS 1-PV.10.12- ODIO 2-PV.13.10- SOBERBA 3-PV.15.18-IRACUNDO(IRA) 4- II TM. 2.23- QUESTOES VÃS(MAS CONVESAÇÕES) * O QUE OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS ENSINAM: 1º) A contenda começa onde há interesse pessoal e egoísta. No caso, os pastores de Gerar se interessaram pelo poço cavado pelos pastores de Isaque ( confira o versículo 19: "Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas." Gn 26.19). 2º) Depois de começada a contenda, vem a inimizade. Os pastores de Isaque não se importaram em perder o poço que eles mesmos cavaram, mas os pastores de Gerar voltaram a contender pelo o outro poço que foi cavado, e daí começou a inimizade entre ambos. (Gn 26.21). 3º) Isaque e seus pastores saíram do lugar onde havia contenda e inimizade, e como resultado de seu bom procedimento, ele foi abençoado por Deus ( Gn 26.22). Para compreendermos ainda mais os resultados negativos causados pela contenda, vamos olhar para o que a Bíblia diz sobre o assunto. * COMO COMEÇA A CONTENDA: 1º) Pessoas orgulhosas e soberbas. "O altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no Senhor engordará"(Pv 28.25). "Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria"(Pv 13.10). Mas os orgulhosos serão arruinados(" A soberba precede a ruína, e altivez do espírito precede a queda." Pv 16.18). E Deus resite os soberbos ( " Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes." Tg 4.6). 2º) Pessoas em pecado. "O que ama a contenda ama a trangressão; o que alça a sua porta busca a ruína" ( Pv 17.19). " perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas." Pv 6.14). 3º) Pessoas carnais. "...porque ainda sois carnais, pois havendo entre vós inveja, CONTENDAS, e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?" (1Co 3.3 grifo meu). " Donde vem as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?"(Tg 4.1). A Palavra de Deus assegura que os carnais não herdarão o Reino de Deus ( Gl 5.19-21). * DEUS DETESTA A CONTENDA " Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:... ..., e o que semeia contendas entre irmãos" (Pv 6.16-19). * A CONTENDA DESTRÓI A UNIDADE DA IGREJA "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da familia de Cloe que há contendas entre vós." (1Co 1.10,11) * PARA MANTERMOS A UNIDADE DA IGREJA, É PRECISO RESISTIR À TENDÊNCIA DE CONTENDER " Ma, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus." (1Co 11.16) Confira Fp 2.1-3,14,15; 2Tm 2.23,24. * COMO VENCER A CONTENDA? 1º) Com amor (Pv 10.12; 1Pe 4.8). 2º) Com oração ( Jd 17-21). 3º) com a palavra( 4º) Se afastando do que gostam de criar contenda( Pr. Alexandre jose dias
AS CARACTERÍSTICAS DO JUSTO E O ÍMPIO. TEMA: AS CARACTERÍSTICAS DO JUSTO E O ÍMPIO. “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Sl 1.1). Felicidade, alegria e prosperidade são o que todos desejam. No entanto, é preciso saber quais os meios para alcançá-las. Infelizmente muitas pessoas não têm a noção de como tudo se inicia. Este salmo descreve dois tipos de pessoas do ponto de vista de Deus: o ímpio e o justo. Os caminhos dos ímpios As pessoas ímpias não têm compromisso com Deus e nem com a sua palavra, seus conselhos contradizem totalmente os mandamentos do Senhor, são fatais e destrutivos; as suas ideias são conformadas com o mundo, por isso jamais devemos compartilhar com elas (Sl 1,1b). Três coisas que devemos evitar: Andar com os ímpios, deter-se no seu caminho deles e sentar na roda dos escarnecedores. “O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar” Pv 12.26. “Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo; pois não dormem, se não fizerem o mal, foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém;” (Pv 4.14-16) “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes” I Co 15.33. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?... (2 Co 6.14-18). As nossas amizades ou parcerias com pessoas más afetam negativamente as nossas atitudes, bem-estar físico e espiritual, ou seja, somos influenciados, para melhor ou para pior, por aqueles com quem nos associamos, por isso, cuidado! As consequências Os ímpios são como a moinha que o vento espalha. Eles podem até prosperar financeiramente, porque os bens materiais são frutos também de trabalho; não obstante, as bênçãos de Deus caem sobre os ímpios, mas eles não reconhecem, e consequentemente ficarão fora do reino de Deus. O Justo e o seu prazer O Justo é caracterizado pela sua retidão e pelo o amor a Deus em obediência à sua palavra; ele é conhecido pela sua separação no mundo pecaminoso. As pessoas que se constituem amigas do mundo tornam-se inimigas de Deus (Tg 4.4; I Jo 2.15,16; Jo 15.19); portanto, é necessária essa separação. Os ímpios andam em trevas, ou seja, na escuridão do pecado, por isso não há nenhuma sociedade entre as trevas e a luz (2 Co 6.14-17; 7.1). O Justo tem o seu prazer na lei do Senhor, ele se dispõe a meditar todo tempo nos seus mandamentos (Sl 119.97,98). A recomendação de Deus a Josué foi fundamental para o seu sucesso na missão (Js 1.7,8). A fidelidade a Deus nos conduz a uma vida de prosperidade; não é aquela desejada por muitos, sem nenhum compromisso com a verdade divina, pois, ninguém pode experimentar as bênçãos divinas, sem, contudo andar na verdade. O texto de Josué revela a única maneira de preservarmos a nossa vida livre e isenta da contaminação pelo pecado, e viver em plena meditação na palavra e na comunhão com Deus. Árvores frutíferas O Senhor compara o justo a uma árvore plantada junto ao ribeiro de águas, fonte de vida e alimento; água, ação do Espírito de Deus que dá vida, assim será o justo, seus frutos e as folhas estão condicionados a sua obediência a Deus. A expressão “tudo quanto fizer prosperará” não significa que o cristão nunca tenha problemas, mas ele entenderá que a vontade de Deus é soberana sobre a sua vida. Deus quer que todos desfrutem da verdadeira felicidade, mas é necessário ser cauteloso em relação às amizades, pois a nossa maneira de viver não conforma com o sistema mundano, assim como disse o próprio apóstolo Paulo (Rm 12.2). Os ímpios não têm a completa felicidade; podem até ter a sensação pelas riquezas que venham possuir, mas o justo ainda que nada tenha, sente possuir tudo (2 Co 6.4-10). A visão focada nas riquezas impede o ímpio de servir a Deus, pois ninguém pode servir a Deus e às riquezas. A presença de Deus no coração é quem produz toda alegria e satisfação de viver.