segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO (Gl 5.16-26)

AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
(Gl 5.16-26)

INTRODUÇÃO

Nenhum texto da Bíblia mostra um contraste mais nítido entre o modo de vida
do crente cheio do Espírito e aquele que é controlado pela natureza humana
pecaminosa do que neste texto.
Paulo enfatiza: o Espírito e a carne estão em conflito entre si.
Inclui uma lista das obras da carne e do fruto do Espírito.

I - OBRAS DA CARNE

"Carne" (gr. sarx) - É a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos,
que continua no cristão após a sua conversão,
sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21).
Aqueles que as praticam não poderão herdar o reino de Deus (Gl 5.21).
A natureza pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra
espiritual contínua que ocorre interiormente na vida do crente e que envolve
a totalidade da sua pessoa.
O campo de batalha está no próprio crente e o conflito continuará por toda a
vida terrena, porém no final o crente reinará com Cristo (Rm 7.7-25; 2 Tm
2.12; Ap 12.11; Ef 6.11).
As obras da carne (5.19-21) incluem:

1)PROSTITUIÇÃO

Do grego "pornéia", que significa imoralidade sexual de todas as formas.
Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos
(Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1 Co 5.1).
Os termos "moichéia" e "pornéia" são traduzidos por um só em português:
prostituição.

2)IMPUREZA

Do Grego "akatharsia", que significa pecados sexuais, atos pecaminosos e
vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5).

3)LASCÍVIA

Do grego "aselgeia", que significa sensualidade.
É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a
vergonha e a decência (2 Co 12.21).


4)IDOLATRIA

Do grego "eidololatria", que significa a adoração de espíritos, pessoas ou
ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se
tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).

5)FEITIÇARIAS

Do grego "pharmakeia", que significa espiritismo, magia negra, adoração de
demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx
7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).

6)INIMIZADES

Do grego "ecthra", que significa intenções e ações fortemente hostis;
antipatia e inimizade extremas.

7)PORFIAS

Do grego "eris", que significa brigas, oposição, luta por superioridade ((Rm
1.29; 1 Co 1.11; 3.3).

8)EMULAÇÕES

Do grego "zelos", que significa ressentimento, inveja amarga do sucesso dos
outros (Rm 13.13; 1 Co 3.3).

9)IRAS

Do grego "THUMOS", que significa ira ou fúria explosiva que irrompe através
de palavras e ações e violentas (Cl 3.8).

10) PELEJAS

Do grego "eritheia", que significa ambição egoísta e a cobiça do poder (2 Co
12.20; Fp 1.16,17).

11) DISSENSÕES

Do grego "dichostasia", que significa introduzir ensinos cismáticos na
congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).



12) HERESIAS
Do grego "hairesis", que significa grupos divididos dentro da congregação,
formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1 Co 11.19).

13) INVEJAS

Do grego "fthonos", que significa antipatia ressentida contra outra pessoa
que possui algo que não temos e queremos.

14) HOMICÍDIOS

Do grego "phonos", que significa matar o próximo por perversidade.

15) BEBEDICES

Do grego "methe", que significa descontrole das faculdades físicas e mentais
por meio de bebida embriagante.

16) GLUTONARIAS

Do grego "komos", que significa diversões, festas com comida e bebida de
modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas
semelhantes.

As palavras finais do Apóstolo Paulo sobre as obras da carne são severas e
enérgicas:

Quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se
do reino de Deus, isto é, não terá salvação (Gl 5.21; 1 Co 6.9).


II - O FRUTO DO ESPÍRITO

A Bíblia não diz: "Pelos seus dons os conhecereis", mas: "Pelos seus frutos
os conhecereis" (Lc 13.6-9).
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto
que a Bíblia chama 'o fruto do Espírito".
Esta maneira de viver se realiza no cristão à medida que ele permite que o
Espírito Santo dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o
cristão) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande
em comunhão com Deus (Rm 8.5-14; 8.14; 2 Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15;
2 Pe 1.4-9).
O fruto do Espírito inclui:



1)CARIDADE

Do grego "agape", que significa o interesse e a busca do bem maior de outra
pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1 Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).

2)GOZO

Do grego "chara", que significa a sensação de alegria baseada no amor, na
graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que
pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2 Co 6.10; 12.9; 1 Pe 1.8;
Fp 1.14).

3)PAZ

Do grego "eirene", que significa a quietude de coração e mente, baseada na
convicção de que tudo vai bem entre o cristão e seu Pai celestial (Rm 15.33;
Fp 4.7; 1 Ts 5.23; Hb 13.20).



4)LONGANIMIDADE

Do grego "makhrothumia", que significa perseverança, paciência, ser tardio
para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2 Tm 3.10; Hb 12.1).

5)BENIGNIDADE

Do grego "chrestotes", que significa não querer magoar ninguém, nem lhe
provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1 Pe 2.3).

6)BONDADE

Do grego "agathosune", que significa zelo pela verdade e pela retidão, e
repulsa ao mal; pode se expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na
repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).

7)FÉ

Do grego "pistis", que significa lealdade constante e inabalável a alguém
com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e
honestidade (Mt 23.23. Rm 3.3; 1 Tm 6.12; 2 Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).



8)MANSIDÃO

Do grego "prautes", que significa moderação, associada à força e à coragem;
descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e
também humildemente submeter-se quando for preciso (2 Tm 2.25; 1 Pe 3.15.

a)Para a mansidão de Jesus, confira Mt 11.29 com 23; Mc 3.5;
b)A do Apóstolo Paulo, confira 2 Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9;
c)A de Moisés, confira Nm 12.3 com Êx 32.19,20.

9)TEMPERANÇA

Do grego "egkrateia", que significa o controle ou domínio sobre nossos
próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais;
também a pureza (1 Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).

CONCLUSÃO

O ensino final do Apóstolo Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há
qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado.

O cristão pode - e realmente deve - praticar essas virtudes continuamente.

Nunca haverá uma lei que lhe impeça de viver segundo os princípios aqui
descritos.

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