quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

LIÇÃO 03 - O DEUS QUE INTERVÉM NA HISTÓRIA

LIÇÃO 03 - O DEUS QUE INTERVÉM NA HISTÓRIA

INTRODUÇÃO

Ao contrário do que prega o Deísmo1 -que admite a existência de Deus, mas ensina que ele não está interessado na história da humanidade- ao lermos a Bíblia, podemos ver claramente Deus intervindo na história: livrando, guiando, operando milagres, respondendo orações, exaltando, abatendo e executando seus eternos propósitos, conforme a sua soberana vontade. Ao contrário dos deuses de prata e ouro, obra das mãos de homens, que “Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem; Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram; Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta” (Sl 115.5-7), o nosso Deus é o Deus vivo, que intervém na história da humanidade e faz tudo que lhe apraz (Dt 32.39; Jó 5.8-13,18; Sl 115.3; Ec 8.3; Dn 2.20-22).

I - DEUS INTERVÉM NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

De acordo com as Escrituras Deus criou e preserva a sua criação (Gn cap. 1,2; Ne 9.6; At 17.28; Ef 1.11). Por isso, Ele tem todo o direito de governar sobre a criação e de intervir na história da humanidade. Devemos entender, no entanto, que este governo e intervenção está baseada, sobretudo, em seu infinito amor, que deseja o melhor para nós. Vejamos, então, alguns exemplos da intervenção de Deus na história:

1.1 A intervenção de Deus na queda do homem: Quando Adão desobedeceu a Deus e comeu do fruto da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 3.1-6) o homem herdou a natureza pecaminosa e ficou destituído da glória de Deus (Rm 3.23;5.12,17-19). Porém, Deus não permitiu que o homem permanecesse eternamente escravizado pelo pecado. Por isso, Ele prometeu enviar a semente da mulher e, na plenitude dos tempos, enviou seu filho ao mundo para morrer pelos nossos pecados (Jo 3.16,17; Gl 4.4; Ef 2.1-10).

1.2 A intervenção de Deus no dilúvio: Desde que o pecado entrou no mundo, a maldade passou a fazer parte da história da humanidade. No entanto, à medida que a humanidade ia se multiplicando, multiplicava-se também a corrupção e a violência (Gn 6.1-12). Satanás tinha como objetivo separar definitivamente o homem do seu criador. No entanto, Deus intervém, punindo aquela geração ímpia com o dilúvio (Gn 7,8) e, por intermédio de Noé, dá início a uma nova geração (Gn 9.7,19).

1.3 A intervenção de Deus na confusão das línguas: O propósito de Deus era que o homem povoasse a terra (Gn 1.28; 9.7). No entanto, os descendentes de Noé desejaram edificar uma torre para não se espalharem sobre a face da terra. Deus, porém, interviu mais uma vez e trouxe a confusão das línguas, impedindo assim que os homens concluíssem a sua obra e fossem forçados a se espalharem e povoarem a terra (Gn 11.1-9).

1.4 A intervenção de Deus nas cidades de Sodoma e Gomorra: A Bíblia afirma que os moradores de Sodoma e Gomorra eram maus e grandes pecadores contra Deus (Gn 13.13; 18.20). Por esta razão, Deus os destruiu, fazendo chover enxofre e fogo sobre aquelas cidades, mas poupou o justo Ló (Gn 19.12-30; II Pe 2.7).

1.5 A intervenção de Deus na nação de Israel: Nenhuma nação do mundo experimentou tantas intervenções divinas como a nação de Israel. Em quase todos os livros da Bíblia podemos ver Deus intervindo naquela nação, quer seja suprindo necessidades (Ex 15.27; 16.13,31); quer seja dando livramento (II Cr 20.1-30); quer seja operando milagres (Ex 7.19-11.10; 14.15-26); quer seja chamando e capacitando líderes (Ex 3.1-20; 31.1-11; Js 1.1-9; I Sm 3.1-14; 16.1-13), etc.

1.6 A intervenção de Deus no futuro da humanidade: Não precisamos estar temerosos quanto às coisas futuras, pois o futuro já nos foi revelado na Palavra de Deus (Am 3.7; Ap 22.6). Por isso, temos a certeza que em breve estaremos com o Senhor Jesus e estaremos livres de todo e qualquer sofrimento (Ap 1.18; Jo 14.1-3; 17.24; I Ts 4.17).

II - COMO DEUS INTERVÉM NA HISTÓRIA?

As Escrituras revelam Deus intervindo na história da humanidade, tanto de forma individual como de coletiva. Vejamos:

2.1 Individualmente: Muitos servos de Deus tiveram experiências que provam claramente a intervenção de Deus em suas vidas, tais como: Adão, ao ser expulso do Jardim do Éden (Gn 3.23); Caim, que foi amaldiçoado por Deus, por matar seu irmão (Gn 4.10-12); Enoque, ao ser trasladado por Deus (Gn 5.24); Jacó, que teve o seu nome mudado, quando lutou com o anjo no Vau de Jaboque (Gn 32.22-28); Daniel, quando Deus o livrou da cova dos leões (Dn 6); e tantos outros servos de Deus que estão registrados nas Escrituras, como reis, sacerdotes, profetas, apóstolos, etc.

2.2 Coletivamente: Deus também intervem na história de forma coletiva, como podemos observar no juízo de Deus, por ocasião do dilúvio (Gn 6-8); na confusão das línguas (Gn 11.1-9); na destruição das cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 19.24-28); na formação e preservação da nação de Israel (Gn 12.1-3; Ex 19.5,6); na destruição dos cananeus, como está registrado no livro de Josué; no envio do profeta Jonas a cidade de Nínive (Jn 1-4); na destruição do exército de Senaqueribe (II Rs 19.32-35); nas experiências dos servos de Deus em Babilônia, registradas no livro do profeta Daniel, etc.

III - QUAIS OS PROPÓSITOS DE DEUS NA INTERVENÇÃO DA HISTÓRIA?

O principal propósito da intervenção de Deus na história é a salvação da humanidade. No entanto, existe outros motivos pelos quais Deus intervém na história. Vejamos:

3.1 Guiar: Como guiou o servo de Abraão, quando este foi buscar uma esposa para Isaque (Gn 24.27) e guiou a Israel no deserto (Dt 8.2,15; 32.12; Sl 78.14,52,53).

3.2 Prover: Em diversas ocasiões, Deus intervém para prover necessidades, como aconteceu com Hagar (Gn 21.19), Israel no deserto (Ex 15.27; 16.13,31); Elias (I Rs 17.4-6), e tantos outros.

3.3 Livrar: Deus também intervém para dar livramento a seu povo, como aconteceu com Daniel na cova dos leões (Dn 6.1-22); Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, na fornalha de fogo (Dn 3.25,26); Israel, nos dias do Rei Josafá, quando os amonitas, moabitas e os da montanha de Seir vieram ao seu encontro (II Cr 20.1-30); Pedro, quando estava na prisão (At 12.5-12); Paulo, durante o naufrágio (At 27.1-44), etc.

3.4 Revelar seus propósitos: Em muitas ocasiões, Deus intervém na história, afim de revelar seus propósitos, como apareceu a Abraão, para revelar a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 18.17-22); como revelou em sonhos a Faraó, os sete anos de fartura e os sete anos de fome (Gn 41.1-37); apareceu por meio de uma teofania2 a Manoá, para anunciar o nascimento de Sansão (Jz 13.3-20); revelou em sonhos a Nabucodonosor, os reinos vindouros (Dn 2.1-49), etc.

Estes são apenas alguns, dos muitos propósitos pelos quais Deus intervém na história da humanidade.

CONCLUSÃO

Uma vez que cremos que Deus é o criador de todas as coisas, devemos entender também que Ele exerce total domínio sobre a criação. Por isso, ele intervém na história da humanidade, sempre com o objetivo de proporcionar bem estar ao homem, bem como executar seus eternos propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário