domingo, 8 de maio de 2011

Brasil contabiliza 60 mil casais homossexuais

Para infelicidade do deputado carioca Jair Bolsonaro, o Brasil já tem, oficialmente, 60 mil casais homossexuais, segundo dados do Censo 2010 divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE. Esta é a primeira vez que a pesquisa inclui o tópico cônjuges do mesmo sexo. Outras 37,5 milhões de pessoas vivem com parceiros do sexo oposto.

A região que mais abriga casais homossexuais é a Sudeste, com pouco mais de 32 mil. Em seguida, vem o Nordeste, com mais de 12 mil. Ainda na sequência, o Sul tem 8 mil, o Centro-Oeste tem 4.141 e o Norte fica com 3.429. São Paulo é o Estado com a maior quantidade, 16.872, enquanto Roraima tem o menor número, apenas 96 casais.

O número de 60 mil casais homossexuais pode ser muito menor do que o número real de relações estáveis do mesmo sexo, uma vez que muita gente prefere não responder sobre a situação marital no formulário do IBGE.

Casamento no papel
A discussão sobre casamentos homossexuais já é antiga. A briga, na verdade, não é apenas para a cerimônia religiosa em si. A questão maior é uma lista de direitos que heterossexuais têm, como somar renda para aprovar financiamentos, incluir parceiros como dependentes no plano de saúde, herança, entre outros.

Em julho do ano passado, a Argentina realizou o primeiro casamento homossexual aprovado por lei no país. Por enquanto, apenas lugares como África do Sul, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal, Suécia e Suíça aceitam a união.

A Argentina foi o primeiro país da América do Sul e o décimo do mundo a reconhecer a união. No Brasil, o casamento ainda não é permitido. Dessa forma, os casais buscam um contrato ou escritura pública de união e testamento, para garantir o mínimo de direitos.

Um projeto de lei chegou a tramitar no Congresso este ano, sem fazer muito barulho, mas acabou sendo barrado. A Frente Parlamentar Mista para a Comunidade LGBT também está na luta para tentar resolver a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário