sexta-feira, 29 de julho de 2011

Influência dos jogos eletrônicos na vida das crianças

Em 2003, Devin Moore – com 18 anos e sem antecedentes criminais – foi levado à delegacia acusado de se envolver no furto de um automóvel. Moore, que estava sendo bastante simpático e prestativo com os policiais, de repente avançou sobre um deles, tirou uma arma e desferiu dois tiros – um deles na cabeça. Na saída, o jovem ainda matou outros dois policiais, também com tiros certeiros.
Em depoimento, ele disse jogar dia e noite o jogo eletrônico Grand Theft Auto (GTA) – game no qual o protagonista é um bandido recém-saído da prisão que se envolve nas mais perigosas e ilegais aventuras, dentre elas, atropelar pedestres e, principalmente, matar policiais.
Influência - Mas afinal, jogos e filmes violentos tornam crianças e adolescentes mais violentos?“As crianças aprendem por imitação. Quanto mais violência elas assistirem, maior a tendência de terem comportamento violento”, Maria Angela Barbato Carneiro – (PUC-SP). ”Numa situação de stress, o jovem pode reproduzir as ações de um jogo guardadas em seu subconsciente”. Valdemar Setzer (USP)
Os pais devem estar atentos para que o desempenho escolar do filho continue o mesmo, para que ele continue a cumprir com os seus compromissos e responsabilidades. É preciso estabelecer limites e horários para os jogos, assim como é importante observar o comportamento dos filhos cotidianamente.
Os pais são os responsáveis pelos seus filhos e pelo futuro deles como pessoas, portanto, não devem negligenciar a atenção para com eles! E, caso percebam que o filho anda irritado, agressivo, é preciso conversar com ele e descobrir o que o está incomodando: manter um diálogo aberto e franco nem que seja por alguns minutos ao dia é o melhor antídoto contra a violência.
“Videogames estimulam os reflexos, mas adormecem a consciência.”
Exemplos de alguns jogos, violentos e que podem influenciar as crianças
Bully
Nele, o jogador controla Jimmy Hopkins, um aluno de 15 anos de um internato denominado Bullworth. Sua missão, em poucas palavras, consiste em “aprontar” nessa escola. Ativar o alarme de incêndio, estourar bombas de odor, atrapalhar aulas, brigar com outros alunos, mexer com as garotas e atormentar os mais tímidos (Bullyng).

GTA (Grand Theft Auto)
O jogador assume o papel de um jovem que trabalha para gangs a fim de obter respeito. Suas missões incluem assassinato, roubo e destruição em todos os níveis imagináveis. O jogador recupera sua saúde visitando prostitutas para depois recuperar seu dinheiro espancando-as até matá-las.

God of War:
Neste game o jogador personifica um guerreiro sem compaixão que procura se vingar dos “deuses” que o enganaram para assassinar a sua própria família. Os prisioneiros são queimados vivos e o jogador pode usar ‘movimentos mortais’ para acabar com seus oponentes, como partir uma vítima ao meio, por exemplo.

Resident Evil
O jogador pode assumir o papel de dois agentes da divisão de narcóticos que tentam tirar das ruas uma perigosa droga e acabar com o KRAK, além do cartel que a distribui, enquanto se expõe a tentações que incluem dinheiro e drogas. Para aumentar suas habilidades, o jogador consome drogas que incluem maconha, Qualudes, extasi, LSD e “Liquid Soul”, que lhe permitem arrancar a cabeça de seus inimigos.

Cabeça Virada
Durante o jogo, o inconsciente e as emoções predominam. A vontade, portanto, é inibida. A excitação provocada pelo game faz com que o jogador não precise tomar uma decisão para continuar jogando. Ao contrário, ele necessita se reprimir para interromper a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário